O Valor Econômico publicou, em 9 de maio deste ano, uma matéria informando que, em 2023, mais de 2 milhões de empresas fecharam no Brasil.
Os principais motivos para o fechamento dessas empresas foram a falta de capacitação, planejamento e gestão. Muitos empreendedores, ao abrirem seus negócios, acabam ficando presos à rotina operacional e deixam de lado a parte mais importante: a gestão estratégica.
Não é incomum vermos empresas com bom faturamento, mas fechando o mês no vermelho, sem dinheiro em caixa. Isso comprova que não adianta ter um processo de vendas excelente, com uma equipe comercial comprometida que fecha 9 de 10 vendas, se, no final, a empresa tem uma gestão financeira inadequada.
Mas, como fazer uma boa gestão financeira?
Uma boa gestão financeira é a espinha dorsal de qualquer negócio saudável. Para evitar que a empresa se perca no caminho, é essencial adotar práticas que garantam a sustentabilidade financeira e o crescimento a longo prazo.
- Fazer um Planejamento Financeiro Detalhado, que inclua projeções de receitas, despesas e fluxo de caixa.
- Manter um controle rigoroso do fluxo de caixa.
- Análise de Custos para entender onde é possível reduzir despesas sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.
- Fazer a Precificação de forma adequada.
- Fazer a Gestão de Dívidas para não comprometer seu fluxo de caixa.
- Monitorar os Indicadores Financeiros para avaliar a saúde financeira do negócio e a tomar decisões estratégicas.
- Investir em Educação Financeira para evitar erros que podem ser fatais para o negócio.
Seguir essas práticas de gestão financeira pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. A gestão financeira eficiente permite que o empreendedor tenha uma visão clara de sua realidade, possibilitando decisões estratégicas que direcionem o negócio para o crescimento sustentável.
E a Beda Assessoria Empresarial®️ está aqui para isso, para te auxiliar na gestão financeira da sua empresa. Entre em contato para acharmos a melhor solução para você.